Pages

26 de ago. de 2009

Maycon Prado é o novo presidente da FEC

Maycon Prado - presidente da FEC
Durante a manhã de ontem, no Centro de Convenções da UENF, foi realizado o Congresso de reorganização da Federação dos Estudantes de Campos. O evento contou com a presença de 250 estudantes, sendo 50 delegados de várias escolas.


A mesa de abertura contou com a presença do professor Edson, pró-reitor de extensão da UENF, os ex-presidentes da FEC, Dr. César Ronald Pereira Gomes (1966) e Romualdo Braga (1995), Francisco José, da FUP- Federação Unica dos Petroleiros, Carla Patrão, gerente do Observatório do Mundo do Trabalho e o professor Jefferson de Azevedo do IFF.
O Congresso contou com 5 grupos de discussão, GD 1 - O novo ENEM e o acesso à universidade Expositor: Prof. Jefferson Azevedo (IFF); GD 2 - Esporte: ferramenta de inclusão social Prof. Carlos Boynard (IFF / Estácio /Fundação M. de Esportes) GD 3 - Passe-livre e Meia Entrada Romualdo Braga (Ex-presidente da FEC em 1995)GD 4 - Primeiro Emprego para a Juventude Carla Patrão (Gerente do Observatório do Mundo do Trabalho (SETEC/MEC)GD 5 - Pré-Sal e a destinação dos recursos para a educação Expositor: Sindipetro-NF. Cada grupo de discussão apresentou propostas que foram aprovadas na plenária final, mais tarde publicarei aqui as propostas e o nome de todas as pessoas que compõem a nova gestão da FEC.

Um dos momentos mais emocionantes do Congresso, foi quando o Dinho ex-integrante da FEC apareceu para devolver uma bandeira histórica, feita a mão de 1993. O ex-presidente da entidade Romualdo Braga chegou a chorar quando viu esta bandeira e foi o ponto alto do Congresso. Logo depois a bandeira já estava no seu lugar, nas mãos dos estudantes da plateia no Congresso. Por decisão dos estudantes será construído um quadro com essa bandeira que ficará pendurado na futura sede da FEC, uma nova bandeira deverá ser feita, esta já é patrimônio dos estudantes e deve se aposentar para que as futuras gerações possam conhecer objetos do movimento estudantil que foram obra da luta dos estudantes campistas.


Integrantes da última gestão da FEC, alguns nem estudantes secundaristas são, apareceram num trio elétrico no Congresso para bagunçar o trabalho que acontecia. Foram vaiados pelos verdadeiros estudantes que estavam ali, alguns ainda resolveram entrar na plenária final de discussão, e questionavam tudo, eles achavam que os estudantes haviam esquecido do escandalo das carteirinhas do qual foram vitimas e da apatia que reinou nos últimos 2 anos na gestão á frente da FEC. Questionados se eram estudantes e de qual grêmio eram, acabaram silenciados pelos grito dos estudantes da platéia "A FEC somos nós nossa força e nossa voz", que estavam interessados em eleger a nova gestão da FEC. A diretora da UBES Gabrielle D'almeida, passou então para a eleição da chapa e por unanimidade a Chapa "Vamos começar de novo", foi eleita, sendo o novo presidente da FEC o estudante Maycon Prado.



Em entrevista hoje ao programa de rádio "Página aberta", Maycon Prado e a estudante Josi do grêmio do ISEPAM, afirmaram que o compromisso da FEC é a representação dos estudantes, e que suas maiores lutas serão pelo real cumprimento da lei da meia-entrada e do passe-livre. O objetivo é montar a blitz pela meia-entrada em parceria com o PROCON e o Ministério Público. Além de limpar toda a sujeira deixada pela antiga gestão da FEC, que levou a entidade ao descrédito e deixou uma dívida ativa com a União, no valor de 2 mil reais.

Outro desafio será a campanha "Cada escola um grêmio", já que a cidade possuí mais de 200 escolas e que o grêmio é o maior canal de construção de lideranças e cidadadania nas escolas. Interrogado sobre o convênio com a prefeitura de Campos, o presidente da FEC afirmou: "O estatuto da entidade reza que ela deve ser independente, não ser atrelada a nenhuma instância, mas isso será resolvido com os estudantes e a direção da entidade. O que for melhor para a classe será feito. Queremos construir uma gestão democrática, participativa e de luta, para isso vamos montar um Conselho fiscal, nossas atividades serão pautadas sempre por decisões definidas em conjunto com todos os grêmios estudantis da cidade. Na gestão da FEC 2009/2012 o estudante terá voz!"
Abaixo postamos o video que foi exibido na noite de ontem na rede de tv Band.


5 comentários:

Cabrundo do Chuvisco disse...

Acompanhei varias "Direções" da FEC, espero que honre, esta nova diretoria a instituição em foco.

até breve

Anônimo disse...

Votando em congresso de secundarista!
Que vergonha!!!

Jéssica Carvalho disse...

Vergonha é ter 30 e poucos anos e nem um pouco de vergonha na cara, para ficar enganando estudantes!

Vergonha é não ter feito nada na vida e ficar gritando por ai que vai viver de feitiçaria, vergonha é enganar estudante é mentir, roubar enganar.

Eu sou uma professora formada e pós-graduada que hoje faço curso técnico de segurança no trabalho na mesma turma do meu namorado no Instituto Politécnico de ensino, turma 25 noturmo, vá a escola e confira minha escolaridade.
Vergonha é ser tão covarde e medíocre que se esconde pelo anonimato mas tem coragem de sair por ai xingando todos num trio elétrico isso é vergonha, é não ter amor nem por si mesmo.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que bom!
Mas se ele tivesse dito:"Estamos aqui e queremos respeitar", seria mais "timóteo..."

Mas chegaremos lá...estamos aprendendo!

OLha a palavrinha:
alkbol!

Ual! Que bolaaa!
É isso... partindo para o Gol!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Parabéns, Jéssica! Deus é contigo, menina! Avance e seja exemplo sempre. Sempre.