Pages

9 de nov. de 2011

Inscrições abertas para o Pronatec

Serão oferecidas 6.735 vagas para alunos da rede estadual

Alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular da rede estadual de ensino/Seeduc terão uma boa oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Estão abertas, de hoje até o dia 18 de novembro, as inscrições para 67 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Para se inscrever clique aqui.

No portal eletrônico, o aluno deverá preencher o requerimento de solicitação de inscrição, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.

Serão oferecidas 6.735 oportunidades, com reserva de 5% para deficientes, para cursos de formação inicial e continuada, com carga horária que varia de 160h a 400 h/aula. Quem não tiver acesso à Internet poderá efetuar sua inscrição em qualquer unidade escolar da rede estadual que possua laboratório de informática, respeitando o seu horário de funcionamento.

O candidato será classificado com base no melhor desempenho, considerando a média do 3º bimestre do Saerjinho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Como critérios de desempate, serão considerados: participação no Programa Renda Melhor Jovem; melhor desempenho em Língua Portuguesa; melhor desempenho em Matemática e maior idade, para candidatos residentes nos municípios de Belford Roxo, Japeri e São Gonçalo.

Para alunos residentes nas demais regiões do estado, serão utilizados como critérios de desempate: melhor desempenho em língua portuguesa; melhor desempenho em matemática e maior idade. O resultado final será divulgado no portal da Seeduc e no Diário Oficial do Estado, no dia 24 de novembro.

A matrícula deverá ser feita diretamente na escola para a qual o candidato se inscreveu, no período de 25 a 30 de novembro. O aluno classificado deverá apresentar: original e cópia da Certidão de Nascimento; original e cópia de carteira de identidade e declaração da unidade escolar comprovando série.

O não comparecimento do aluno candidato classificado com a documentação exigida no período de efetivação da matrícula implicará a perda da vaga. O início das aulas está previsto para o dia 05 de dezembro.

O Pronatec tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País. Visa ainda à ampliação de vagas e à expansão da educação, por meio da oferta, pelos estados, de Ensino Médio concomitante com a Educação Profissional.

Confira o Edital e o Cronograma:

DATAS PREVISTAS

Inscrição 08/11/2011 a 18/11/2011
Análise e classificação 21/11/2011 a 23/11/2011
Divulgação dos Resultados 24/11/2011
Matrícula nas instituições ofertantes 25/11/2011 a 30/11/2011
Reclassificação 01/12/2011
Matrícula de reclassificação nas instituições ofertantes 02/12/2011
Início das aulas 05/12/2011

fonte:www.educacao.rj.gov.br


Nenhum comentário: