Pages

30 de jun. de 2009

Juventude preocupada com segurança pública lota conferência livre no IFF

Fotos: Eric Carvalho, vulgo Sagaz

Cerca de 170 jovens compareceram hoje a 1ª Conferência Livre de Juventude e Segurança Pública organizada pela União da Juventude Socialista (UJS Campos). No evento os jovens discutiram com as autoridades presentes alternativas para reduzir a violência no município além de elegerem um estudante que os representará no próximo mês na Conferência Estadual de Segurança Pública no Rio.

O evento contou com a presença do Cel. Gelesi Vieira, comandante do 6º Comando de Policiamento Viário, Thiago Batista aspirante oficial representando o 8º BPM, Mário Lopes, presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, professor do IFF Jefferson Azevedo, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores, vereador Antônio Marcos da Silva, Papinha.

As autoridades saudaram os jovens, comentaram sobre a importância do evento e após uma apresentação sobre estatísticas da violência em nosso município, foram sabatinados por perguntas dos estudantes, a liberdade foi a marca do evento.

“Preferimos dar um formado mais próximo do jovem ao evento. Eles vieram aqui pra saber o que pode ser feito pra melhorar a cidade e perguntaram isso as autoridades. É pelo diálogo que podemos construir uma cidade melhor e os jovens estão conscientes, vieram, em massa, lotaram o auditório, deram sugestões e fizeram perguntas.”, falou o presidente da UJS, André Lacerda ao ser entrevistado por uma repórter.

Para a professora Jéssica Carvalho, diretora de Formação e Cultura da UJS, o evento marca uma nova fase na cidade: “Os jovens estão conscientes e querem participar da mudança da nossa cidade, somente com a participação deles poderemos construir políticas públicas de juventude e segurança pública em nosso município e o primeiro passo já foi dado.

Enquanto acontecia o evento, mais um jovem era assassinado , Carlos Augusto da Silva Peixoto, o Gugu, 24 anos, foi morto a tiros na manhã de hoje para tristeza de toda sua familia, aumentando assim a estatística dos jovens mortos este ano, 63 até agora, segundo levantamento feito pela própria UJS.

No fim do evento os estudantes presentes votaram por eleição direta e escolheram o jovem Hugo Ribeiro Linhares de 15 anos, diretor de comunicação do grêmio da Escola Estdual Dr. Thiers Cardoso, para representá-los na Conferência Estadual de Segurança Pública.

O que vemos caros leitores, é uma juventude que não foge da batalha, mas que toma pra si a responsabilidade e vai à luta! E a UJS segue em frente, marchando sempre ao lados dos estudantes, sem desistir nunca!

Nenhum comentário: