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2 de abr. de 2009

Novo modelo de vestibular é apresentado pelo MEC


Um novo modelo de vestibular foi apresentado essa semana pelo MEC.

A proposta do MEC é criar um vestibular unificado que permita ao estudante concorrer a vaga em de curso em qualquer universidade brasileira. Isso representaria maior oportunidade para quem sonha em estudar numa instituíção pública.

Isso se daria por uma bateria de 4 testes realizados em 2 dias mais uma redação.

Um dos objetivos do Ministério é fazer com que a mudança do vestibular possibilite uma mudança também nos currículos de ensino médio.

“Hoje o vestibular desorienta mais do que orienta a organização curricular do ensino médio”, disse Haddad. Segundo o ministro, os atuais processos seletivos privilegiam a memorização excessiva de conteúdos e tornam a passagem da educação básica para a superior “estressante e traumática”.

Na opinião da blogueira, vejo esse novo modelo como avanço. Os conteúdos que ensinamos em sala de aula precisam estar cada vez mais em consonância com a realidade. Para que a aprendizagem seja significativa temos que o tempo inteiro buscar na vida do aluno referência para associar o conteúdo. Orientar o ensino médio por conta de uma prova estanque que diz se você é capaz ou não de entrar numa universidade federal é excludente. Estou cansada de ver os alunos perguntando o que aquele conteúdo tem de relação com a vida fora da escola e os mesmos respondem que cai no vestibular.
O ideal é melhorar a educação pública para que o estudante da rede tenha condições de concorrer em igualdades de condições com os da rede privada.
Uma prova melhor elaborada com novos parâmetros pode contribuir para uma mudança de currículo.

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