Pages

7 de abr. de 2009

Democracia no IFF: Grêmio na luta



Escrito por Sagaz Carvalho
Ter, 07 de Abril de 2009 17:59

Lançada nesta terça-feira (07/04) a campanha pela realização da eleição direta para Diretor-Geral do Campus Campos Centro do IF Fluminense (antigo CEFET Campos), já que o atual diretor do campus foi indicado pela reitora por meio de portaria sem consultar a comunidade academica.Declarações da reitoria afirmam que seria ilegal a realização destas eleições, pois segundo a reitoria estaria na lei que implementou o IFF teria um artigo que impediria estas eleições, porém essa informação não procede, e de acordo com a mesma lei, devem ocorrer as eleições em 180 dias a partir do dia de sua publicação (29/12/2008).

O SINASEFE declarou apoio a esta campanha realizada pelo Grêmio e inclusive está desenvolvendo uma campanha própria nesse mesmo tema.

Democracia pelo Brasil

Enquanto a reitoria do IF Fluminense alega que não é possível a realização de eleições diretas no Campus Campos Centro, no Campus Macaé a realidade é outra. Lá a comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos administrativos) conquistou o direito de escolher no voto o diretor.No IF de Goiás recentemente foi eleito o reitor por meio de voto direto.Conselhos deliberativosOutra jogada da reitoria é a indicação de "amigos" para as representações nos conselhos deliberativos. O Grêmio discorda dessa posição de indicação por portaria e exige que sejam realizadas eleições diretas também para as representações para os conselhos. Atualmente, o representante do corpo estudantil no conselho é o atual presidente do DCE, que também foi indicado por portaria.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Parabéns pela iniciativa!!!
Sucesso na luta!!!!
Estou te acompanhando,tá?