Pages

23 de jun. de 2009

A Chapa 2 composta por membros da UJS-Campos venceu as eleições para escolha de delegado do IFF Campos centro para o 51º Congresso da UNE

Foto: Lara Barreto / Legenda do Sepé: Prontos para lutar a qualquer momento: Rafhael Victor, Jéssica Carvalho, André Larcerda, Maycon e Fabiano Seixas! Juventude com atitude!
Com a pergunta "Você está satisfeito com a sua representação estudantil no IFF?", a chapa 2 "Da unidade vai nascer a novidade", lançou sua campanha de oposição a atual gestão do DCE do campus centro.

166 alunos responderam que estão insatisfeitos e assim fomos eleitos numa eleição marcada por disputas, trapaças e irregularidades por parte da comissão eleitoral / chapa 1.

Só pra começar, não havia regulamento eleitoral. Segundo, o presidente do DCE compunha a chapa 1 e era membro da comissão eleitoral.

Terceiro, ligou para membros da chapa 2 ameaçando de que não mais viajariam em excursões organizadas pelo DCE e ameaçou que perderiam bolsa de apoio acadêmico da instituição.

Quarto, fez as cédulas para a eleição com o nome de sua chapa em tamanho 12, caixa alta e negrito, enquanto a chapa 2 o nome aparecia na cédula em itálico, tamanho 6 e letras minusculas. Uma completa demosntração de incopetência, já que a chapa 2 não aceitou, as cédulas tiveram que ser refeitas e a eleição que começaria as 9 , só começou as 11:30 da manhã.

Mas valeu a pena os votos foram disputados 1 a 1. Rodamos cada sala, fizemos questão de dizer a cada aluno do ensino superior porque somos oposição e por que deveriam votar na gente e venceu o esforço, a luta, a coerência, a marca da UJS. É isso ai, por um movimento estudantil sem rabo preso com reitoria ou direção. Os líderes estudantís precisam ter vergonha na cara e autonomia, para que quando forem levar as reivindicações dos estudantes sejam levados a sério pelos gestores e tenham suas solicitações acatadas. Isso é movimento estudantil. Agora como ser levado a sério se um presidente vive na sala da reitoria?

O resultado da eleição foi 166 votos para a chapa 2 e 163 votos para a chapa 1. Tudo bem que foram apenas 3 votos de diferença, mas foram 3 votos suados, porque até o último minuto nossa chapa comprou o debate com os alunos, convencendo um a um pedindo que votassem, que exercessem seu direito, independente de quem ganhasse. Fomos para essa eleição para o ganhar ou perder, mas com a cabeça erguida e a postura que jovens que lutam pela verdadeira mudança.

No fim, os membros da chapa 2 "Da unidade vai nascer a novidade" pularam gritaram e cantaram um grito de guerra: "Viemos, viemos, viemos pra ganhar, pra debater, pra construir, pra transformar, eu sou UJS e o bicho vai pegar."

Assim encerramos a noite, com a alma lavada e com a confiança de que a mudança no IFF é possível e está apenas começando. Que venham outras lutas... Saudações estudantís.
Comentário da blogueira: Ao ser avisado da nossa vitória, o professor Jefferson Azevedo nos enviou a seguinte mensagem:

"Parabéns pela vitória! Estamos começando uma nova história no IFF. Um forte e fraternal abraço, Jefferson."
Saiba mais lendo aqui, o excelente e como sempre ácido texto do Sagaz, marretadas certeiras!

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso ai companheira, a luta continua. Parabéns pela vitória.

Jéssica Carvalho disse...

Obrigada, a luta realmente continua e só está começando...
Um abraço