Pages

29 de abr. de 2010

A realidade em preto e branco nas telas de Tetê Rego





Devido as aulas de espanhol, tenho tido o prazer de conviver semanalmente com a combativa companheira e artista plástica, Tetê Rego.

Essa corajosa mulher se notabilizou por ter pintado uma tela em que um trator com a logo do banco Bradesco, destruia nosso antigo Trianon. O banco Bradessco foi o comprador do antigo teatro trianon e o transformou em agência no boulevard. Ela enviou essa tela na época para o presidente do Bradesco que doou dinheiro para a construção do nosso atual Trianon.

Tetê vai além de tudo isso, é torcedora doente do Goytacás tendo na década de 90 encabeçado campanha por doação de dinheiro para ajudar o clube. Mas o que realmente marcou sua vida e influenciou sua arte foi a experiência de ter trabalhado anos numa usina de açúcar da região, onde pode acompanhar de perto a vida dura dos cortadores de cana, a exploração, o roubo de seus salários ao serem obrigados a comprar no fornecimento e a morte pela fome, pela exaustão... fato que é recorrente em suas telas. Tetê dá voz aos mais pobres, aos mais sofridos da vida, transformando a dura realidade em arte, arte de protesto, silenciosa.

Quem quiser conhecer mais sobre a arte de Tetê Rego pode procurá-la no orkut e ver mais de suas belissímas telas ou ligar para (22) 2723-5671

2 comentários:

Fátima Abreu disse...

MARAVILHOSA TETÊ REGO.
GRANDE SAUDADE. BOM OUVIR NOTÍCIAS SUAS. UMA ARTISTA DE VERDADE, DE GRANDE VALOR. QUE DEUS A PROTEJA E A TODA A SUA FAMÍLIA.

RenataLaura disse...

M A R A V I L H O S A mesmo!!! Não existe outra igual!!!!! Somente ela... simplesmente Tetê Rêgo!!!
Amamos vc! Renata e Laura!