Pages

15 de nov de 2009

Uma foto para domingo


Buscando material para o mini-curso "África hoje: do imperialismo a pós independência", que ministrarei no dia 28/11 juntamente com o professor Sérgio Rangel Risso na FAFIC, estive com o pesquisador e fotógrafo Leonardo Vasconcelos, que tive a honra de trabalhar na montagem do catálogo sobre Machadinha em Quissamã - este me cedeu suas belas fotografias que fez em Angola na África.

Esta foto que estampamos em nosso blog hoje é de Leonardo Vasconcelos, é a imagem do pôr-do-sol em Angola, ai está o porto de onde os escravos eram embarcados para o tráfico negreiro. O aparente "rio" que vemos é o Oceano Atlântico. Esse ponto situa-se exatamente em frente ao Museu da Escravatura e da Antropologia em Angola.

Para Alberto da Costa e Silva, o Oceano Atlântico que separa os continentes africano e americano, seria como um rio, devido as muitas conexões, dependencias, comércio e costumes que influenciaram ambas as margens, dai o título de um de seus livros "Um Rio Chamado Atlântico - A África no Brasil e o Brasil na África." Leitura básica para quem deseja saber mais sobre o tema.
Já quem quiser saber um pouco mais sobre o embaixador, africanólogo,pesquisador, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras pode ver aqui uma entrevista que fiz com ele e publiquei no blog no ano passado quando trouxe o mestre para conhecer e falar sobre a África em Quissamã no encerramento de uma capacitação para professores que ministrei.

Nenhum comentário: