Pages

28 de jul. de 2009

A FEC somos nós, nossa força, nossa voz



Cerca de 70 estudantes, gritaram na tarde de hoje o título desse texto, durante o COMEB, realizado na tarde de hoje no IFF Campos-centro.

O Conselho Municipal de Entidades de Base (COMEB) foi convocado pelos grêmios estudantis e aprovou a convocação do Congresso, que irá eleger a nova diretoria da FEC.

O encontro contou com a participação de várias autoridades e ex-dirigentes da FEC, que manifestaram seu apoio à reconstrução da entidade. Pessoas como Romualdo Braga, ex-presidente da FEC em 1995, Paulo Albernaz, ex-presidente da entidade em 1963 e Ailton Alves da Silva, ex-presidente em 1961, contaram um pouco da história da entidade e se emocianaram ao relembrar o passado. Também marcaram presença, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e ex-presidente do Grêmio do IFF, Mário Lopes, além de Guiomar Valdez, coordenadora-geral do SINASEFE.

"A minha geração teve como arma a luta pela democracia. Hoje, em outra conjuntura, minha esperança se renova, porque vejo estudantes com garra e sangue querendo construir outras lutas", afirmou Romualdo Braga, que participou da reconstrução da FEC em 1993, quando o movimento cara-pintada estava no auge.

A diretora de escolas técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gabrielle D'Almeida, participou do COMEB e disse que esse é um momento histórico para o movimento estudantil nacional.

Os delegados do COMEB aprovaram uma Comissão de Organização, composta por dez estudantes, que será a responsável pela condução do processo eleitoral. O regimento aprovado estabelece o período de 03 à 21 de agosto para a eleição dos estudantes delegados nas escolas e definiu o dia 25 para a realização do Congresso da FEC. Todo processo eleitoral poderá ser acompanhado pelos estudantes em um blog que será criado.

Uma proposta importante que foi aprovada, foi a necessidade da participação de Sindicatos de Profissionais de Educação acompanhando o Congresso e a elição da FEC, para que haja transparência na reconstrução da FEC.

FEC - A Federação dos Estudantes de Campos foi inicialmente criada em 1904, sendo então reestruturada em 1933, com o objetivo de lutar pelas causas dos estudantes campistas. O primeiro Congresso dos Estudantes Campistas aconteceu em 1945, já a primeira carteirinha da FEC foi emitida um ano depois e tinha como objetivo possibilitar o direito da meia-entrada no cinema. Fechada no período da ditadura militar, estudantes refundaram a entidade em 1993, ocupando às ruas e conquistando o passe-livre.

2 comentários:

Unknown disse...

Beleza! Vamos reviver a FEC...

Beto disse...

A FEC SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!