Pages

1 de jun. de 2009

Os jovens e o mundo do trabalho


- Apenas 14% da população ocupada juvenil estão no mercado formal.

- Os dados de 2006 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, demonstram que o desemprego entre jovens tem aumentado, ainda que aumente também o nível de escolaridade desses mesmos jovens.

- Dos 14,7 milhões de empregos gerados entre 1986 e 2006 no País, os jovens entre 15 e 24 anos ocuparam apenas 7,8% do total, diz o deputado, com base em pesquisa inédita da Organização Internacional do Trabalho (OIT.Com o apoio do projeto de Promoção do Emprego de Jovens na América Latina (Prejal), o estudo traça, com base em microdados da PNAD de 2006, o perfil do jovem de 15 a 24 anos.

- Em março deste ano, a taxa de desemprego para a faixa etária de 16 a 24 anos subiu para 21,1%, a maior desde agosto de 2007. Em fevereiro, a taxa para esse grupo era de 18,9%.O desemprego atinge 46% do total de jovens entre 15 anos e 29 anos no contingente nacional de 51 milhões de jovens; e 50% dos ocupados entre 18 anos e 24 anos são assalariados sem carteira. 31% dos jovens de 15 a 29 anos apresentam renda domiciliar per capita inferior a meio salário mínimo, dado agravado para as mulheres e também para os negros - estes representam 70% dos jovens pobres.
Comentário da Blogueira: É por essas e outras que como membro da direção da UJS Campos defendo a bandeira do Primeiro emprego, se está neste patamar nacional imagina um censo feito aqui em Campos? Ontem no jornal Folha da Manhã foi noticiado a pesquisa realizada pela UENF que mostra que em Campos existem 36 favelas, é isso mesmo que você leu. Imagina uma pesquisa mostrando a quantas anda a ocupação profissional dos jovens campistas? Ficariamos ainda mais preocupados. A luta continua e está apenas começando...

3 comentários:

Anônimo disse...

Recetemente descobri o seu Blog e gostei muito. Parabéns!

José Renato Júnior

Jéssica Carvalho disse...

Obrigada pela visita a este humilde bloguinho que possui 2 meses de idade. Seja bem-vindo e volte quando quiser.
abraço

Monkey disse...

VALEU ,JESSICA VOCE AJUDOU MUITO NO TRABALHO QUE ESTOU FAZENDO.