Pages

3 de jun de 2009

15o. Congresso da UEE-RJ em Volta Redonda dias 3, 4 e 5 de julho.

Os estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro estão convidados para nos dias 3, 4 e 5 de julho, participarem do 15º. Congresso da UEE-RJ na cidade de Volta Redonda. Além de ser um espaço de atualização dos debates do movimento estudantil acerca dos rumos de nossas universidades, o 15o. Congresso da UEE-RJ elegerá a nova diretoria da entidade que assumirá a gestão no biênio 2009-2011.
.
Em cada universidade de todo o estado estão ocorrendo eleições em urnas que elegerão os representantes das universidades que participarão do Congresso. Cada universidade pode enviar 1 delegado representante a cada 1 mil estudantes. Ou seja, uma universidade que possui até 1.999 estudantes envia 1 delegado, uma universidade que possui 2.234 estudantes leva 2 delegados, uma universidade que possui 3.000 estudantes leva 3 delegados e assim por diante.
.
As eleições nas universidades se iniciaram no dia 1 de abril e irão até o mês de junho. Para realizar a eleição basta que os DCEs informem a data do processo eleitoral para a UNE, para que a entidade possa divulgar esse calendário eleitoral em seu sítio virtual. Nas universidades que não possuem DCE, basta que uma comissão de 10 estudantes se mostre interessada em realizar o processo. Caso essa comissão não apresente problemas, ela pode conduzir o processo eleitoral.
.
Como o estado do Rio de Janeiro possui aproximadamente 500 mil estudantes universitários, cerca de 500 delegados estarão aptos a participar com direito a voto do 15º. Congresso. Além dos demais estudantes suplentes e observadores que também podem participar do Congresso, porém sem direito a voto.
.
Os delegados eleitos em suas universidades podem montar chapas que disputam a direção das entidades. A eleição é proporcional, ou seja, se uma chapa na votação da plenária final obtiver 65% dos votos ela terá 65% das vagas na diretoria da entidade. A chapa que obteve 15% obterá 15% das cadeiras da entidade e assim por diante. Desse modo, todas as correntes de pensamento podem fazer parte da direção da UEE-RJ, mesmo sendo minoritárias. Isso garante a democracia e a pluralidade presente nesta entidade estudantil.
.
Não deixe de participar deste importante encontro dos estudantes de nosso estado.
Comentário da blogueira: No IFF campus Campos-centro, o DCE continua achando que é dono de tudo e fingindo de cego, surdo e mudo, não faz eleições nem para delegado da UEE nem para delegado da UNE, estão achando que vamos ficar quietos vendo a banda passar... Ou então querendo nos fazer engolir indicações de "amigos do rei" para viajarem com as despesas custeadas... Pensa que não conhecemos todo o jogo sujo. Mas não vamos ficar parados. Quem vem com tudo não cansa... A luta continua. Saudações a quem tem coragem!

Nenhum comentário: