Pages

16 de mai. de 2009

Bela foto do Céu de Campos publicada no site da NASA


Foto do céu de Campos feita por astrofotógrafo iraniano representa Brasil na Nasa

O site Astronomy Picture of the Day (http://apod.nasa.gov/apod/), da Nasa, que seleciona diariamente fotos do céu do mundo, publicou no dia 9 deste mês, uma foto do céu do Brasil, mais precisamente do município de Campos. A foto foi feita na Unidade de Pesquisa do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Martins Lage, pelo jornalista científico, astrofotógrafo e coordenador do projeto internacional "The World at Night", o iraniano Babak Tafreshi, durante o II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado entre os dias 17 e 20 de abril no IFF, com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Babak Tafreshi contou porque fez a foto do céu de Campos, que foi publicada no site da Nasa. "Foi um presente que eu deixei para a cidade de Campos, que muito bem me acolheu". O coordenador do clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, avaliou o acontecimento como um marco na história da Astronomia, em Campos.

- A cidade de Campos está sendo divulgada internacionalmente por meio da Astronomia. É a primeira vez, nos últimos anos, que nossa cidade é vista em todo o mundo pelo olhar de um fotógrafo estrangeiro - garantiu. Na verdade, é a primeira vez que a Nasa publica uma foto do céu do Brasil feita por um estrangeiro.

O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, destaca a importância da foto do céu de Campos ter sido publicada no site da Nasa. "Isto é conseqüência do Encontro Internacional de Astronomia, que foi apoiado pela Fundação. O próximo passo agora é instalar um Observatório e um Planetário no Solar do Colégio, que tem o ambiente favorável à observação dos astros. Toda cidade de grande e médio porte tem um Observatório e um Planetário e já está na hora de Campos ter um. Eu acredito na sensibilidade da prefeita Rosinha para alcançarmos este objetivo", enfatiza Ferreira.


Nenhum comentário: