Pages

21 de abr de 2009

Ebooks e jogos no celular

Dica aos leitores e aos amantes da Leitura

Até algum tempo atrás os downloads de ebooks eram vistos como pirataria. Até o escritor Paulo Coelho dar uma entrevista e dizer que os ebooks tem alavancado suas vendas. Isso porque na Rússia após disponibilizar ele mesmo versões piratas de seus livros, passou a vender muito bem naquele país.

Então como amante da leitura, estudante e pesquisadora. Descobri na internet coisas bem interessantes. Primeiro que com o programa Bookmaker (que pode ser baixado no site 4shrared é possível converter qualquer arquivo textual para .jar o formato conhecido como Java que em muitos celulares como o meu é lido como se fosse um jogo, mas visualizamos um livro com a possibilidade até mesmo de salvar na página que paramos. Coloquei uns 30 livros no meu celular no momento estou lendo “A era das Revoluções” de Eric Hobsbawn e “Da monarquia a República” da Emilia Viotti, todos baixados pela internet e convertidos para ebook. Mas para quem gosta de outros gêneros, existe uma infinidade de livros na internet para serem baixados gratuitamente, inclusive suas revistas do mês...

Para além da questão de ser pirataria ou não a verdade é que se tornou uma uma forma democrática de termos acesso ao conhecimento. É claro que o livro que for fundamental e que gostarmos muito vamos acabar comprando, mas dá pra termos uma prévia, ou lermos integralmente o texto quando estamos sem grana.

Além da comodidade de não termos que carregar peso quando vamos para aula ou saímos para viajar.

Já coloquei um dicionário de inglês-português e até a bíblia quando vou a igreja carrego no celular. O engraçado é olhar das pessoas pensando que estou brincando com o celular durante a pregação.

Para você que adorou a ideia ai vai a dica, veja no Orkut as comunidades de livro para cel e ebooks. Também tem os sites que indicaremos abaixo, alguns precisam de cadastro para acesso ao conteúdo, mas vale a pena! Fica a dica! Vamos fazer de nossos celulares verdadeiras bibliotecas!

Outra dica para quem é fã de jogos de celular também é possível baixá-los gratuitamente pela internet. Jogos como Need for speed, Mario World, Sonic, Tomb Raider e até mesmo o God of Wars, que tem sido sensação entre os amantes de ps2.

http://www.4shared.com/ (Para baixar o programa bookmaker e ebooks. Para saber se o seu celular é compatível com o formato para ebook, procure informações na internet, eu sei que alguns celulares da Sony Ericsson, Nokia, Samsung, Simens e Motorola são compatíveis. Ah esqueci de dizer mas nesse site tb encontramos os tão famosos jogos eu baixei um pacote com mais de 300 jogos diferentes é só procurar jogos para cel .jar)
http://www.esnips.com/ (Para baixar ebooks, precisa de cadastro)
http://www.portaldetonando.com.br/ (Um dos melhores sites para download de ebooks possuí acervos digitais em todas as áreas técnicas e cientificas, além de outros gêneros. Precisa de cadastro.)
http://www.dominiopublico.gov.br/ (site que está ameaço de sair da rede por falta de acesso. Nele vc consegue baixar teses e livros que já viraram domínio público).
http://www.tocadacoruja.net/ (É a mesma linha do portal detonando. Também precisa de cadastro)

Todo o processo de conversão do ebook para Java, formato aceito pelo celular é feito no computador, então é necessário que você tenha bluetooh no celular e no computador para enviar o arquivo do computador para o celular, ou que você tenha o cabo para dados que será ligado na porta usb possibilitando a comunicação do computador com o celular.

Bom não sou tão expert em tecnologia mas acho que dá pra ajudar algumas pessoas. =)

3 comentários:

sagaz disse...

tem o www.scribd.com que tem muitos livros também. é em inglês, mas tem muito conteúdo em português, e algus livros até em MP3 pra ouvir...

Douglas Lemos disse...

Minha amiga Jéssica sempre na vanguarda neh?!
Parabéns pelo blog, trazendo sempre informações valiosas e raras!
Vou utilizar do recurso com certeza!
Bjão

Marcelo Bessa Cabral disse...

Querida:
claro que o novo visual do meu blog se deve à sua dica! Um luxo!
Obrigado!
Beijos!